Acesse os Anais do CSBC 2017

A computação se tornou presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os lugares. Estamos sempre conectados, compartilhando e disseminando informações em tempo real, e com isso estabelecendo novas formas de nos comunicarmos e de nos relacionarmos. A onipresença da tecnologia em todas as áreas de atuação humanas e a necessidade de democratizar seu ensino é uma premissa dos tempos que vivemos. É neste contexto que está ocorrendo a 37ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — principal evento da área no Brasil — promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O CSBC 2017 chega ao fim neste dia 6 de julho de 2017, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Campus Higienópolis, em São Paulo, que é o principal centro financeiro, corporativo, educacional e de pesquisa da América do Sul. Com o tema Computação para tudo e para tod*s, o evento reúne as comunidades científica, acadêmica e profissional para discutir tendências, inspirar e promover o diálogo e a troca de experiências na área da computação.

A programação é diversificada e apresenta temas como inclusão digital, computação cognitiva, computação móvel, internet das coisas, segurança da informação, entre outros. Serão 23 eventos e atividades, que incluem palestras, debates, oficinas e workshops com pesquisadores e a participação de empresas de peso no cenário nacional e internacional.

Um dos pontos altos do CSBC foi o debate sobre o pensamento computacional como uma nova forma de estruturação do raciocínio para solucionar problemas em todas as áreas de atuação. Esta nova maneira de organizar o pensamento é necessária para a formação ampla, interdisciplinar e com autonomia no aprendizado tecnológico dos estudantes, independentemente do curso escolhido. Durante o Congresso, a SBC irá apresentar uma proposta com diretrizes para nortear o ensino da Computação desde a Educação Infantil até o Ensino Básico (Fundamental e Médio) no País.

Programação  Entre os destaques da programação está a 25ª edição do WEI, um workshop sobre Educação em Computação, promovido anualmente pela SBC, com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e aprendizagem da Computação. Alinhado com a proposta do Congresso, o tema do WEI deste ano será “Como ensinar computação para tudo e para todos”.

 

O CSBC 2017 está chegando ao fim nesta quinta-feita, dia 6 de Julho e os Anais do evento jã estão disponíveis para toda a comunidade participante ou interessada em suas publicações. Acesse https://goo.gl/hB3SLb

 

Para

Fonte: sbc
Link: Acesse os Anais do CSBC 2017

Edital para eleição do Diretório Acadêmico Ciência da Computação 2017/2018

Foi publicado o edital para a eleição do Diretório Acadêmico da Ciência da Computação.

Cronograma:

08/06/2017 – Publicação do Edital
08 à 15/06/2017 – Inscrições
16/06/2017 – Data para Recursos relativos às inscrições não homologadas
17 à 21/06/2017 – Período de campanha das chapas
22/06/2017 – Eleição
27/06/2017 – Divulgação do resultado
03/07/2017 – Posse do novo Diretório Acadêmico
03/07/2017 à 02/06/2018 – Período de vigência do novo Diretório Acadêmico

O edital está disponível em: http://ibiruba.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=2242

 

[[OPORTUNIDADE]] Edital de Transferência de Curso – Vagas para Ciência da Computação

Foi publicado o Edital Nº 19/2017, que trata da transferência interna e externa de alunos de cursos superiores para ingresso no período letivo 2017/2. Os editais visam preencher as vagas disponíveis no Campus Ibirubá que foram abertas em virtude de interrupções ou cancelamentos de matrícula.

O curso de Ciência da Computação disponibiliza 10 vagas.

Os interessados poderão realizar as inscrições de 19 a 23 de junho, no setor de Registros Acadêmicos. Os documentos necessários estão listados nos editais.

 

Link Edital: http://ibiruba.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/2017429102032730edital_19_transferencia_cursos_superiores_2017-2.pdf

 

Contato: comunicacao@ibiruba.ifrs.edu.br; (54) 3324-8100

 

 

 

COPREL Telecom – TRIWAY || Oportunidade para Técnico de Campo TRIWAY

TÉC. CAMPO TRIWAY

–          Realizar a manutenção corretiva de internet e telefonia via fibra óptica, via rádio, telefone e rádio Trunking;

–          Realizar a manutenção preventiva de ERBs, redes GPON/FTTH e pontos de presença (POPs) de internet;

–          Elaborar vistorias de viabilidade técnica para instalação de novos clientes e pontos de presença (POPs).

–          Atender e dar suporte local ao cliente;

–          Trabalhar de acordo com os procedimentos e normas da operação e de segurança;

–          Formalizar e propor melhorias de processos considerando o feedback dos clientes;

–          Conduzir veículos;

–          Manter os veículos limpos e zelar pela sua conservação;

–          Manter os EPIs e materiais de trabalho organizados, de acordo com as normas;

–          Manter boa aparência (uniforme, cuidados pessoais)

 

 

A Coprel oferece salário compatível com a função, plano de saúde UNIMED, plano odontológico UNIODONTO associação de funcionários, financiamento educação.

 

Segue também em anexo os formulários, para o caso de você enviar aos alunos para preenchimento prévio e envio direto para a TH Inovação, no e-mail: secretaria_th@coprel.net.br. Solicitar que coloque no campo “Assunto” do e-mail a vaga pretendida, assim como na Ficha Cadastral.

– Ficha cadastral padrão

– Pesquisa de Perfil PI

Este processo de preenchimento agiliza a seleção.

 

As inscrições deverão ocorrer até dia 22/05.

 

Outra opção é realizar a inscrição pelo site da Coprel Telecom ou na TH Inovação – fone: 33324-8413,.

Após esta data serão mapeados os perfis dos candidatos e serão conduzidas entrevistas e testes c om aqueles que foram pré-selecionados.

 

Link para os anexos: Formulário de cadastro

COPREL Telecom – TRIWAY || Oportunidade para Estágio

ESTÁGIO TRIWAY

Segue um breve relato das tarefas que deverão ser realizados pelos estagiários:

 

– Estudo de estrutura de rede, protocolos:

– RSTP

– OSPF

– BGP

– MPLS

– Estudo e configuração de sistemas de e-mails:

– Zimbra;

– Exchange

– Estudo de sistema de monitoramento de sistema:

– Zabbix

– Naggios

– ICMP

– Estudo de configuração de equipamentos:

– Roteadores Mikrotik

– Roteadores Ubiquit

– Switchs Datacom

– Switchs HP

– Estudo de sistemas de gerenciamento dos assinantes;

 

– Demais tarefas de cadastramento com sistemas MS Office.

 

A Coprel oferece bolsa estágio, plano de saúde UNIMED e plano odontológico UNIODONTO.

 

Segue também em anexo os formulários, para o caso de você enviar aos alunos para preenchimento prévio e envio direto para a TH Inovação, no e-mail: secretaria_th@coprel.net.br. Solicitar que coloque no campo “Assunto” do e-mail a vaga pretendida, assim como na Ficha Cadastral.

– Ficha cadastral padrão

– Pesquisa de Perfil PI

Este processo de preenchimento agiliza a seleção.

 

As inscrições deverão ocorrer até dia 22/05.

 

Outra opção é realizar a inscrição pelo site da Coprel Telecom ou na TH Inovação – fone: 33324-8413,.

Após esta data serão mapeados os perfis dos candidatos e serão conduzidas entrevistas e testes c om aqueles que foram pré-selecionados.

 

Link para os anexos: Formulário de cadastro

POSCOMP 2017 – Chamada para novas sedes de aplicação

A Sociedade Brasileira de Computação vem por meio desta informar à comunidade brasileira a abertura das inscrições para sediar novas sedes para a prova do POSCOMP 2017. Ao todo a SBC está abrindo 3 (três) vagas (no máximo), para serem preenchidas por esta chamada pública.

Para a candidatura, deverão ser enviados os seguintes documentos digitalizados (Em formato PDF):

*1. Carta de apresentação da IES, com a assinatura de um dirigente institucional, informando do interesse da instituição em receber a prova no ano de 2017.

*2. Carta do coordenador local de aplicação, confirmando a sua disponibilidade para aplicação da prova na data de 17/09/2017.

*3. Descrição da infraestrutura disponível na IES para aplicação da prova. Obs.: Espera-se que as novas sedes possam comportar pelo menos 25 candidatos, o que equivale a uma sala de aula.

*Itens obrigatórios. Caso seja apresentada uma candidatura sem os itens 1, 2 e 3 deste edital, esta será desconsiderada.

Importante: A cidade que estiver se candidatando deverá estar há pelo menos 70 km de distância de alguma sede já confirmadas para 2017 (Ver listagem em anexo).

Critérios de seleção das cidades/IES (por ordem de prioridade):

1. Localização: Há um especial interesse por estados da federação que contenham poucas sedes, ou cujas sedes estejam há uma distância maior
do que 70 km.

2. Cidades que tenham um curso de pós-graduação Stricto Sensu. Estas deverão apresentar uma comprovação da utilização da prova do POSCOMP
em uma das seguintes situações:

a. É o principal critério de entrada para a pós-graduação.

b. É um dos critérios de entrada para a pós-graduação.

c. É o critério para seleção de bolsas.

3. Número de cursos de graduação tecnológicos com uma carta de apresentação do curso e do número provável de candidatos interessados em fazer a prova.

4. Número de cursos de graduação tecnológicos da região (sem as cartas de apresentação do item

2). Critério de permanência como sede:

* A sede selecionada poderá permanecer como sede no primeiro ano da sua candidatura se: Tiver um número *mínimo* de 20 (vinte) candidatos inscritos e pagantes (para o primeiro ano). Nos anos subsequentes, o número *mínimo* de candidatos inscritos e pagantes será de 30 (trinta) candidatos.

Todas as candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail:
jacques@uel.br / assunto: CANDIDATURA – Sigla do Estado/Nome da cidade/Sigla da IES.

Todas as candidaturas serão avaliadas pela comissão organizadora da prova.

Datas importantes:

Início do recebimento de candidaturas: 01/03/2017.

Fim do recebimento de candidaturas: 17/03/2017.

Divulgação das novas sedes: 24/03/2017 (contato por email para os coordenadores locais de aplicação).

— 
Jacques Duílio Brancher

Professor Adjunto

Departamento de Computação UEL – Universidade Estadual de Londrina
Coordenador do POSCOMP

Fonte: sbc
Link: POSCOMP 2017 – Chamada para novas sedes de aplicação

XXXII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2017)

CHAMADA DE TRABALHOS – SEGUNDO CICLO DE SUBMISSÕES

O SBBD é o evento oficial de bancos de dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).   Ele é o maior evento da América Latina para a apresentação e discussão de resultados de pesquisa e aplicações na área de bancos de dados.  Nos últimos anos, o simpósio tem reunido em torno de 400 pessoas dentre pesquisadores, alunos e profissionais daárea.

Além das sessões técnicas, o simpósio conta com palestras convidadas e tutoriais ministrados por pesquisadores proeminentes da comunidade nacional e internacional.  O SBBD promove também como eventos co-alocados: o Workshop de Teses e Dissertações, a Sessão de Ferramentas e o Concurso de Teses e Dissertações.

Para a edição de 2017, o SBBD aceitará a submissão de artigos JIDM, artigos completos, artigos curtos e de visão.  Além disso, neste ano é introduzido um novo tipo de submissão: artigos que já foram aceitos ou publicados nas principais conferências ou revistas da área de banco de dados.  Estes artigos não farão parte dos anais do simpósio, mas dão a oportunidade para que seus autores apresentem seu trabalho para a comunidade brasileira durante o simpósio.   Os artigos completos contarão com dois ciclos de submissão, enquanto as demais categorias terão apenas um ciclo.

DATAS IMPORTANTES

ARTIGOS JIDM
– Submissão do artigo: contínua ao longo do ano
– Artigos aceitos até 07/08/2017 serão convidados para serem
apresentados durante o SBBD 2017

ARTIGOS COMPLETOS
PRIMEIRO CICLO: fechado

SEGUNDO CICLO
– Registro do resumo: 15/05/2017
– Submissão do artigo: 22/05/2017
– Notificação do resultado: 03/07/2017
– Envio da réplica: 10/07/2017
– Notificação do resultado final: 24/07/2017
– Envio da versão final: 14/08/2017

ARTIGOS CURTOS E DE VISÃO
– Registro do resumo: 03/07/2017
– Submissão do artigo: 10/07/2017
– Notificação do resultado: 10/08/2017
– Envio da versão final: 21/08/2017

ARTIGOS PROEMINENTES JÁ PUBLICADOS
– Submissão do artigo: 31/07/2017
– Notificação do resultado: 28/08/2017

TÓPICOS DE INTERESSE
Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados à lista abaixo.

Algoritmos e Técnicas de Mineração de Dados
Algoritmos Paralelos e Distribuídos para Mineração de Dados
Análise e Visualização de Dados
Anotação e Proveniência de Dados
Autorização, Privacidade e Segurança em Bancos de Dados
Avaliação de Desempenho e Benchmarking de Bancos de Dados
Bancos de Dados Ativos
Bancos de Dados Auto-gerenciáveis e Autônomos
Bancos de Dados Científicos e Estatísticos
Bancos de Dados Heterogêneos, Móveis e de Sensores
Bancos de Dados Multidimensionais e Temporais
Bancos de Dados Multimidia
Bancos de Dados NoSQL
Bancos de Dados Par-a-Par, Paralelos e Distribuídos
Bases de Conhecimento e Modelagem
Bibliotecas Digitais e Aplicações
Coleta, Extração e Indexação de Dados na Web
Controle de Concorrência e Recuperação
Dados na Web
Datawarehousing e OLAP
Fundamentos de Bancos de Dados para Mineração
Gerenciamento de Dados na Nuvem
Gerenciamento e Classificação de Documentos
Integração e Interoperabilidade de Informações
Linguagens de Consulta e Processamento
Métodos de Acesso, Indexação e Novos Dispositivos de Hardware
Modelos e Técnicas de Recuperação de Informação
Privacidade e Segurança em Algoritmos de Mineração de Dados
Processamento de Eventos Complexos e em Fluxo
Projeto de Bancos de Dados e Semântica de Dados
Sistemas de Recomendação
Técnicas de Bancos de Dados para Suporte à Mineração de Dados
Web Semântica, Dados Ligados e Ontologias

INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO

ARTIGOS JIDM
Submissões nesta categoria devem apresentar resultados originais em qualquer tópico de interesse do evento. Artigos JIDM devem apresentar resultados de pesquisa completos.  Eles não podem ter sido  publicados e nem submetidos simultaneamente a nenhum outro forum (conferência ou revista).

Os artigos devem ser escritos em inglês e formatados de acordo com o padrão JIDM, que está disponível em http://bit.ly/1e77I6W.   As submissões devem ser feitas diretamente ao Editor da revista através do sistema SEER (https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/jidm).   Elas serão avaliados pelo Corpo Editorial da revista.  As submissões podem ser feitas continuamente ao longo do ano.  Os autores dos artigos aceitos até 7 de agosto de 2017 serão convidados a apresentar seu trabalho no SBBD 2017 e serão publicados no  Journal of Information and Data Management (JIDM).

ARTIGOS COMPLETOS
Submissões nesta categoria devem apresentar resultados de pesquisa e discussões sobre qualquer tópico de interesse do evento.  O objetivo principal destes artigos é a difusão destes resultados para a comunidade brasileira de bancos de dados.  Os artigos completos submetidos ao SBBD não podem ter sido  publicados e nem submetidos simultaneamente a nenhum outro forum (conferência ou revista).   A aceitação do artigo requer que pelo menos um dos autores inscreva-se no evento para apresentá-lo.  As submissões serão avaliadas com base na originalidade, relevância, corretude e clareza da apresentação.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e não devem exceder 12 páginas, de acordo com o formato de artigos da SBC. Os templates para submissão estão disponíveis em http://bit.ly/2jFbJTa. Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos através do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2755 para o segundo ciclo). O ciclo é composto por duas rodadas de revisão com uma réplica entre elas.  A réplica permite que os autores respondam aos questionamentos dos revisores e façam pequenas revisões no artigo.

ARTIGOS CURTOS
Submissões nesta categoria devem apresentar resultados preliminares e trabalhos em andamento relacionados a qualquer tópico de interesse do SBBD. Os artigos curtos submetidos ao SBBD não podem ter sido publicados e nem submetidos simultaneamente a nenhum outro forum (conferência ou revista).   A aceitação do artigo requer que pelo menos um dos autores inscreva-se no evento para apresentá-lo.  As submissões serão avaliadas com base na originalidade, relevância, corretude e clareza da apresentação.

Esta categoria também aceitará artigos industriais.  Estes artigos devem apresentar sistemas, soluções e arquiteturas de gerenciadores de dados comerciais inovadores,  ou novas aplicações de tecnologias de bancos de dados ou relatos de experiências sobre a aplicação de inovações tecnológicas de bancos de dados em problemas do mundo real.

Os artigos curtos podem ser escritos em português ou inglês e não devem exceder 6 páginas, de acordo com o formato de artigos da SBC. Os templates para submissão estão disponíveis em http://bit.ly/1coeoWk. Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos através do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2756).

ARTIGOS DE VISÃO
Submissões nesta categoria devem descrever idéias visiónárias relacionadas a qualquer tópico de interesse do SBBD. Artigos de visão devem apresentar novos problemas, novos domínios de aplicação ou novas metodologias com potencial para estimular trabalhos de pesquisa na área.   Resultados e experimentos não são necessários neste tipo de submissão. A aceitação do artigo requer que pelo menos um dos autores inscreva-se no evento para apresentá-lo.

Os artigos de visão podem ser escritos em português ou inglês e devem conter “Artigo de Visão” anexados aos título.  Eles não devem exceder 6 páginas, de acordo com o formato de artigos da SBC. Os templates para submissão estão disponíveis em http://bit.ly/1coeoWk. Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos através do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2756).

ARTIGOS PROEMINENTES JÁ PUBLICADOS
Submissões nesta categoria devem ser artigos relacionados a qualquer tópico de interesse do SBBD e que tenham sido publicados ou aceitos para publicação como artigos completos em 2016 ou 2017 em uma das principais conferências ou revistas de banco de dados.  Dentre as conferências, podem ser citadas SIGMOD, VLDB, ICDE, EBDT, e PODS, e dentre as revistas, TODS e VLDB Journal.  As submissões serão avaliadas pelo Comitê Diretivo do SBBD com base na relevância e qualidade da publicação original.   Os artigos aceitos não serão incluídos nos anais do simpósio e portanto não podem ser considerados como um nova publicação.

Os artigos podem ser submetidos no mesmo formato e conteúdo da publicação original, indicando explicitamente a conferência ou revista na qual ela foi publicada.  Esta categoria tem como objetivo atrair os melhores artigos da comunidade brasileira e dar aos autores a oportunidade de apresentá-los durante o simpósio.  Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos por email para carmem@inf.ufpr.br com o assunto “[SBBD2017 Submission] Distinguished Published Paper”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os melhores artigos completos, curtos e de visão aceitos para o SBBD serão convidados a submeter uma versão estendida e revisada para o Journal of Information and Data Management (JIDM). Um dos autores de artigos aceitos devem se inscrever e apresentar seu artigo durante a conferência.

Estudantes brasileiros poderão se inscrever para receber apoio para sua participação no SBBD.

LOCAL DO SIMPÓSIO
Em sua trigésima segunda edição, o simpósio será realizado em Uberlândia, no estado de Minas Gerais, de 02 a 05 de outubro de 2017.
Uberlândia está localizada na parte oeste do estado, na região conhecida como Triângulo Mineiro.  Ela é uma das regiões agrícolas mais ricas do Brasil.  A cidade está localizada a 560 Km de Belo Horizonte e 580 Km de São Paulo.   O SBBD 2017 será organizado pela Universidade Federal de Uberlândia.

COMITÊ DIRETIVO DO SBBD 2017
Agma Traina, USP
Bernadette Lóscio, UFPE
Caetano Traina Jr., USP
Carmem Hara, UFPR
Javam Machado, UFC (Coordenador)
Mirella M. Moro, UFMG
Vanessa Braganholo, UFF

COORDENADORES DO SBBD 2017
Coordenadora de Programa: Carmem Hara, UFPR
Coodenadora de Programa de Artigos Curtos: Bernadette Lóscio, UFPE
Coordenador do Comitê Diretivo Javam Machado, UFC
Coordendora Local: Maria Camila Barioni, UFU
Coordenador de Demos e Applicações: Daniel de Oliveira, UFF
Coordenadora de Minicursos: Vaninha Vieira, UFBA
Coordenadora do Workshop de Teses e Dissertações: Carina Dorneles, UFSC
Coordenadora do Concurso de Teses e Dissertações: Vania Vidal, UFC
Coordenadora de Tutoriais: Ana Carolina Salgado, UFPE
Coordendora de Workshops: Fernanda Baião, Unirio

Fonte: sbc
Link: XXXII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2017)

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC 2017

As inscrições para o Congresso da Sociedade Brasileira de Computaçãoi 2017 já estão abertas e este ano a temática do evento gira em torno do fato de a computação ter se tornado presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os lugares. Sua onipresença que, de forma ubíqua e mesmo sutil, transforma a rotina das pessoas, disseminando informação e instituindo novas formas de comunicação. É neste contexto, com o tema “Computação para tudo e tod*s”, que a 37ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação reunirá as comunidades científica, acadêmica e profissional para discutir tendências inovadoras, inspirar e promover o diálogo e a troca de experiências na área da computação. Serão discutidos assuntos como inclusão digital, computação cognitiva, computação móvel, internet das coisas, dentre outros.

O CSBC 2017 será realizado no período de 02 a 06 de julho de 2017, na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campus Higienópolis, em São Paulo, o principal centro financeiro, corporativo, educacional e de pesquisa da América do Sul. Para saber mais, acesse www.sbc.org.br/csbc2017.

Fonte: sbc
Link: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC 2017

Carta Aberta: Sociedade Brasileira de Computação contra o ataque à FAPESP

A sua Excelência o Senhor Geraldo Alckmin
Governador do Estado de São Paulo
 

Excelentíssimo Senhor Governador,

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) manifesta sua indignação com a decisão do governo paulista de interferir nos critérios de distribuição de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Tal decisão contraria a Constituição Paulista, que prevê o repasse de 1% das receitas estaduais à Fundação “como renda de sua privativa administração”.

A FAPESP é reconhecida nacional e internacionalmente como uma agência de financiamento moderna e eficiente que investe recursos públicos segundo critérios rígidos de avaliação de mérito e controle de qualidade. Tal investimento tem contribuído significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de São Paulo e do país. Forçar a fundação a executar gastos segundo critérios políticos definidos pelo governo e não por mérito científico-tecnológico é um grave desrespeito à comunidade científica, às centenas de empresas apoiadas pela FAPESP e ao povo de São Paulo.

No passado, a FAPESP serviu de modelo de alta qualidade para a criação de FAPs em outros estados brasileiros; não podemos admitir que, agora, ela se torne um exemplo negativo por iniciativa do governador, de seu vice e da assembleia legislativa paulista. Esperamos que os deputados de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin revertam essa decisão equivocada e contribuam para o desenvolvimento do país restaurando o orçamento da FAPESP e a ela garantindo a mesma autonomia da qual ela dispôs em seu meio século de existência.

Cordialmente,

Prof. Dr. LISANDRO ZAMBENEDETTI GRANVILLE (UFRGS)                             
Presidente da Sociedade Brasileira de Computação   

Fonte: sbc
Link: Carta Aberta: Sociedade Brasileira de Computação contra o ataque à FAPESP