Acesse os Anais do CSBC 2017

A computação se tornou presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os lugares. Estamos sempre conectados, compartilhando e disseminando informações em tempo real, e com isso estabelecendo novas formas de nos comunicarmos e de nos relacionarmos. A onipresença da tecnologia em todas as áreas de atuação humanas e a necessidade de democratizar seu ensino é uma premissa dos tempos que vivemos. É neste contexto que está ocorrendo a 37ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — principal evento da área no Brasil — promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O CSBC 2017 chega ao fim neste dia 6 de julho de 2017, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Campus Higienópolis, em São Paulo, que é o principal centro financeiro, corporativo, educacional e de pesquisa da América do Sul. Com o tema Computação para tudo e para tod*s, o evento reúne as comunidades científica, acadêmica e profissional para discutir tendências, inspirar e promover o diálogo e a troca de experiências na área da computação.

A programação é diversificada e apresenta temas como inclusão digital, computação cognitiva, computação móvel, internet das coisas, segurança da informação, entre outros. Serão 23 eventos e atividades, que incluem palestras, debates, oficinas e workshops com pesquisadores e a participação de empresas de peso no cenário nacional e internacional.

Um dos pontos altos do CSBC foi o debate sobre o pensamento computacional como uma nova forma de estruturação do raciocínio para solucionar problemas em todas as áreas de atuação. Esta nova maneira de organizar o pensamento é necessária para a formação ampla, interdisciplinar e com autonomia no aprendizado tecnológico dos estudantes, independentemente do curso escolhido. Durante o Congresso, a SBC irá apresentar uma proposta com diretrizes para nortear o ensino da Computação desde a Educação Infantil até o Ensino Básico (Fundamental e Médio) no País.

Programação  Entre os destaques da programação está a 25ª edição do WEI, um workshop sobre Educação em Computação, promovido anualmente pela SBC, com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e aprendizagem da Computação. Alinhado com a proposta do Congresso, o tema do WEI deste ano será “Como ensinar computação para tudo e para todos”.

O CSBC 2017 está chegando ao fim nesta quinta-feita, dia 6 de Julho e os Anais do evento jã estão disponíveis para toda a comunidade participante ou interessada em suas publicações. Acesse https://goo.gl/hB3SLb

Para

Fonte: sbc