O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Possui 17 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão e, em processo de implantação: Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.

Missão

Ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e dequalidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdadessociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a Indissociabilidade entre ensino,pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais.

Visão Institucional

Ser uma instituição de excelência em educação, ciência e tecnologia.

Ser referência em educação, ciência e tecnologia como uma instituição pública, gratuita, dequalidade e com compromisso social.

O que é um Instituto Federal?

É uma instituição de ensino pública (ligada ao governo federal), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, que orienta a oferta de cursos visando ao fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais das localidades onde está instalado. O IFRS oferece cursos de formação inicial continuada (cursos rápidos), cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação (especialização e mestrado). Seu nome completo é Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), mas também é chamado pela forma resumida: Instituto Federal do Rio Grande do Sul; ou pela sigla, que é pronunciada letra por letra (I-F-R-S) ou com as duas primeiras letras lidas como palavra e as duas últimas soletradas (If-R-S).

Você sabia?

No Rio Grande do Sul, atuam três institutos federais: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) e Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha).

Gestão atual no Campus Ibirubá

Diretora-geral do Campus Ibirubá
Migacir Trindade Duarte Flôres

Diretora de Ensino
Sandra Rejane Zorzo Peringer

Diretora de Administração e Planejamento
Cristiane Brauner

Coordenador de Extensão
Moisés Nivaldo Cordeiro

Coordenador de Desenvolvimento Institucional
Edimar Mânica

Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Juliano Dalcin Martins

Coordenadora de Ensino
Paula Gaida Winch

Coordenador de Registros Acadêmicos
Dionei Schwaab Brandt

Coordenadora de TI
Laura Gotleib da Rosa

Coordenador de Administração e Execução Orçamentária
Luiz Felipe Kopper da Silva

Coordenador de Produção Agropecuária
Maiquel Gromann

Coordenador de Infraestrutura
Edson Roberto Bueno

Coordenador de Licitações e Contratos
Paulo Ricardo de Pietro dos Santos

Chefe de Gabinete
Eduardo Fernandes Antunes

Coordenador de Assistência Estudantil
Maurício Lopes Lima

Conheça também os gestores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no site da Reitoria.


Assista ao vídeo institucional do IFRS!

Maiores informações em: https://ifrs.edu.br/ e https://ifrs.edu.br/ibiruba/