XXXII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2017)

CHAMADA DE TRABALHOS – SEGUNDO CICLO DE SUBMISSÕES

O SBBD é o evento oficial de bancos de dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).   Ele é o maior evento da América Latina para a apresentação e discussão de resultados de pesquisa e aplicações na área de bancos de dados.  Nos últimos anos, o simpósio tem reunido em torno de 400 pessoas dentre pesquisadores, alunos e profissionais daárea.

Além das sessões técnicas, o simpósio conta com palestras convidadas e tutoriais ministrados por pesquisadores proeminentes da comunidade nacional e internacional.  O SBBD promove também como eventos co-alocados: o Workshop de Teses e Dissertações, a Sessão de Ferramentas e o Concurso de Teses e Dissertações.

Para a edição de 2017, o SBBD aceitará a submissão de artigos JIDM, artigos completos, artigos curtos e de visão.  Além disso, neste ano é introduzido um novo tipo de submissão: artigos que já foram aceitos ou publicados nas principais conferências ou revistas da área de banco de dados.  Estes artigos não farão parte dos anais do simpósio, mas dão a oportunidade para que seus autores apresentem seu trabalho para a comunidade brasileira durante o simpósio.   Os artigos completos contarão com dois ciclos de submissão, enquanto as demais categorias terão apenas um ciclo.

DATAS IMPORTANTES

ARTIGOS JIDM
– Submissão do artigo: contínua ao longo do ano
– Artigos aceitos até 07/08/2017 serão convidados para serem
apresentados durante o SBBD 2017

ARTIGOS COMPLETOS
PRIMEIRO CICLO: fechado

SEGUNDO CICLO
– Registro do resumo: 15/05/2017
– Submissão do artigo: 22/05/2017
– Notificação do resultado: 03/07/2017
– Envio da réplica: 10/07/2017
– Notificação do resultado final: 24/07/2017
– Envio da versão final: 14/08/2017

ARTIGOS CURTOS E DE VISÃO
– Registro do resumo: 03/07/2017
– Submissão do artigo: 10/07/2017
– Notificação do resultado: 10/08/2017
– Envio da versão final: 21/08/2017

ARTIGOS PROEMINENTES JÁ PUBLICADOS
– Submissão do artigo: 31/07/2017
– Notificação do resultado: 28/08/2017

TÓPICOS DE INTERESSE
Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados à lista abaixo.

Algoritmos e Técnicas de Mineração de Dados
Algoritmos Paralelos e Distribuídos para Mineração de Dados
Análise e Visualização de Dados
Anotação e Proveniência de Dados
Autorização, Privacidade e Segurança em Bancos de Dados
Avaliação de Desempenho e Benchmarking de Bancos de Dados
Bancos de Dados Ativos
Bancos de Dados Auto-gerenciáveis e Autônomos
Bancos de Dados Científicos e Estatísticos
Bancos de Dados Heterogêneos, Móveis e de Sensores
Bancos de Dados Multidimensionais e Temporais
Bancos de Dados Multimidia
Bancos de Dados NoSQL
Bancos de Dados Par-a-Par, Paralelos e Distribuídos
Bases de Conhecimento e Modelagem
Bibliotecas Digitais e Aplicações
Coleta, Extração e Indexação de Dados na Web
Controle de Concorrência e Recuperação
Dados na Web
Datawarehousing e OLAP
Fundamentos de Bancos de Dados para Mineração
Gerenciamento de Dados na Nuvem
Gerenciamento e Classificação de Documentos
Integração e Interoperabilidade de Informações
Linguagens de Consulta e Processamento
Métodos de Acesso, Indexação e Novos Dispositivos de Hardware
Modelos e Técnicas de Recuperação de Informação
Privacidade e Segurança em Algoritmos de Mineração de Dados
Processamento de Eventos Complexos e em Fluxo
Projeto de Bancos de Dados e Semântica de Dados
Sistemas de Recomendação
Técnicas de Bancos de Dados para Suporte à Mineração de Dados
Web Semântica, Dados Ligados e Ontologias

INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO

ARTIGOS JIDM
Submissões nesta categoria devem apresentar resultados originais em qualquer tópico de interesse do evento. Artigos JIDM devem apresentar resultados de pesquisa completos.  Eles não podem ter sido  publicados e nem submetidos simultaneamente a nenhum outro forum (conferência ou revista).

Os artigos devem ser escritos em inglês e formatados de acordo com o padrão JIDM, que está disponível em http://bit.ly/1e77I6W.   As submissões devem ser feitas diretamente ao Editor da revista através do sistema SEER (https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/jidm).   Elas serão avaliados pelo Corpo Editorial da revista.  As submissões podem ser feitas continuamente ao longo do ano.  Os autores dos artigos aceitos até 7 de agosto de 2017 serão convidados a apresentar seu trabalho no SBBD 2017 e serão publicados no  Journal of Information and Data Management (JIDM).

ARTIGOS COMPLETOS
Submissões nesta categoria devem apresentar resultados de pesquisa e discussões sobre qualquer tópico de interesse do evento.  O objetivo principal destes artigos é a difusão destes resultados para a comunidade brasileira de bancos de dados.  Os artigos completos submetidos ao SBBD não podem ter sido  publicados e nem submetidos simultaneamente a nenhum outro forum (conferência ou revista).   A aceitação do artigo requer que pelo menos um dos autores inscreva-se no evento para apresentá-lo.  As submissões serão avaliadas com base na originalidade, relevância, corretude e clareza da apresentação.

Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e não devem exceder 12 páginas, de acordo com o formato de artigos da SBC. Os templates para submissão estão disponíveis em http://bit.ly/2jFbJTa. Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos através do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2755 para o segundo ciclo). O ciclo é composto por duas rodadas de revisão com uma réplica entre elas.  A réplica permite que os autores respondam aos questionamentos dos revisores e façam pequenas revisões no artigo.

ARTIGOS CURTOS
Submissões nesta categoria devem apresentar resultados preliminares e trabalhos em andamento relacionados a qualquer tópico de interesse do SBBD. Os artigos curtos submetidos ao SBBD não podem ter sido publicados e nem submetidos simultaneamente a nenhum outro forum (conferência ou revista).   A aceitação do artigo requer que pelo menos um dos autores inscreva-se no evento para apresentá-lo.  As submissões serão avaliadas com base na originalidade, relevância, corretude e clareza da apresentação.

Esta categoria também aceitará artigos industriais.  Estes artigos devem apresentar sistemas, soluções e arquiteturas de gerenciadores de dados comerciais inovadores,  ou novas aplicações de tecnologias de bancos de dados ou relatos de experiências sobre a aplicação de inovações tecnológicas de bancos de dados em problemas do mundo real.

Os artigos curtos podem ser escritos em português ou inglês e não devem exceder 6 páginas, de acordo com o formato de artigos da SBC. Os templates para submissão estão disponíveis em http://bit.ly/1coeoWk. Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos através do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2756).

ARTIGOS DE VISÃO
Submissões nesta categoria devem descrever idéias visiónárias relacionadas a qualquer tópico de interesse do SBBD. Artigos de visão devem apresentar novos problemas, novos domínios de aplicação ou novas metodologias com potencial para estimular trabalhos de pesquisa na área.   Resultados e experimentos não são necessários neste tipo de submissão. A aceitação do artigo requer que pelo menos um dos autores inscreva-se no evento para apresentá-lo.

Os artigos de visão podem ser escritos em português ou inglês e devem conter “Artigo de Visão” anexados aos título.  Eles não devem exceder 6 páginas, de acordo com o formato de artigos da SBC. Os templates para submissão estão disponíveis em http://bit.ly/1coeoWk. Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos através do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2756).

ARTIGOS PROEMINENTES JÁ PUBLICADOS
Submissões nesta categoria devem ser artigos relacionados a qualquer tópico de interesse do SBBD e que tenham sido publicados ou aceitos para publicação como artigos completos em 2016 ou 2017 em uma das principais conferências ou revistas de banco de dados.  Dentre as conferências, podem ser citadas SIGMOD, VLDB, ICDE, EBDT, e PODS, e dentre as revistas, TODS e VLDB Journal.  As submissões serão avaliadas pelo Comitê Diretivo do SBBD com base na relevância e qualidade da publicação original.   Os artigos aceitos não serão incluídos nos anais do simpósio e portanto não podem ser considerados como um nova publicação.

Os artigos podem ser submetidos no mesmo formato e conteúdo da publicação original, indicando explicitamente a conferência ou revista na qual ela foi publicada.  Esta categoria tem como objetivo atrair os melhores artigos da comunidade brasileira e dar aos autores a oportunidade de apresentá-los durante o simpósio.  Os artigos devem ser submetidos respeitando os respectivos prazos por email para carmem@inf.ufpr.br com o assunto “[SBBD2017 Submission] Distinguished Published Paper”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os melhores artigos completos, curtos e de visão aceitos para o SBBD serão convidados a submeter uma versão estendida e revisada para o Journal of Information and Data Management (JIDM). Um dos autores de artigos aceitos devem se inscrever e apresentar seu artigo durante a conferência.

Estudantes brasileiros poderão se inscrever para receber apoio para sua participação no SBBD.

LOCAL DO SIMPÓSIO
Em sua trigésima segunda edição, o simpósio será realizado em Uberlândia, no estado de Minas Gerais, de 02 a 05 de outubro de 2017.
Uberlândia está localizada na parte oeste do estado, na região conhecida como Triângulo Mineiro.  Ela é uma das regiões agrícolas mais ricas do Brasil.  A cidade está localizada a 560 Km de Belo Horizonte e 580 Km de São Paulo.   O SBBD 2017 será organizado pela Universidade Federal de Uberlândia.

COMITÊ DIRETIVO DO SBBD 2017
Agma Traina, USP
Bernadette Lóscio, UFPE
Caetano Traina Jr., USP
Carmem Hara, UFPR
Javam Machado, UFC (Coordenador)
Mirella M. Moro, UFMG
Vanessa Braganholo, UFF

COORDENADORES DO SBBD 2017
Coordenadora de Programa: Carmem Hara, UFPR
Coodenadora de Programa de Artigos Curtos: Bernadette Lóscio, UFPE
Coordenador do Comitê Diretivo Javam Machado, UFC
Coordendora Local: Maria Camila Barioni, UFU
Coordenador de Demos e Applicações: Daniel de Oliveira, UFF
Coordenadora de Minicursos: Vaninha Vieira, UFBA
Coordenadora do Workshop de Teses e Dissertações: Carina Dorneles, UFSC
Coordenadora do Concurso de Teses e Dissertações: Vania Vidal, UFC
Coordenadora de Tutoriais: Ana Carolina Salgado, UFPE
Coordendora de Workshops: Fernanda Baião, Unirio

Fonte: sbc
Link: XXXII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2017)