Alunos do Curso Técnico Informática participam de projeto pioneiro no Brasil

híbrido                       híbrido2

No ano de 2014, o Instituto Península em parceria com a Fundação Lemman desenvolveu o projeto Ensino Híbrido e o Câmpus Ibirubá participou dessa importante idealização. A professora do Câmpus, Fernanda Schneider, em colaboração com a professora Lisiane Cézar de Oliveira e com os alunos do Ensino Médio Integrado, fez parte do Grupo de Experimentação em Ensino Híbrido e Uso de Diferentes Tecnologias. O grupo era composto por 16 professores que ministram aulas para o ensino fundamental e médio de 13 escolas brasileiras públicas e privadas.

O ensino híbrido já é desenvolvido em outros países, como por exemplo na Clayton Christensen Institute (EUA), onde se destaca o co-fundador Michael Horn (ministrante de oficina para o grupo). Entretanto, o projeto é considerado pioneiro no Brasil porque parte da aplicação em diferentes realidades, tendo-se por premissa a adaptação e a experimentação de novas formas de ensinar e aprender por meio do uso da tecnologia e de um conjunto de práticas integradas – presenciais e online – que permitem ao aluno ser protagonista do seu aprendizado.

A partir dos aprendizados obtidos com essas experiências do grupo, criou-se uma rede de conhecimento e um acervo de informações que poderão ser replicados para professores de todo o Brasil. Destaca-se, neste ano de 2015, a disponibilização do curso (http://isesp.edu.br/ensinohibrido/curso/) e a recente publicação do livro “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação, organizado pelos coordenadores Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mell”, com prefácio de José Armando Valente e participação de José Moran. A experiência vivenciada no IFRS é relatada pela professora Fernanda em um dos capítulos.

*Confira mais imagens em na página do IFRS campus Ibirubá no Facebook