II HACKATHON – Entrega da premiação

13238861_1202647673103151_4711561060418995658_n2

Hackathon é um neologismo originado das palavras inglesas “hack” (programar excepcionalmente) e “marathon” (maratona). Pensa-se que o termo começou a ser utilizado em junho de 1999, durante um encontro para criptógrafos organizado por desenvolvedores de OpenBSD. Atualmente, os Hackathons são eventos que primam pela criação de soluções criativas e inovadoras de software, evolvendo conceitos de design, codificação, lógica, otimização, etc.

Um dos objetivos do evento é proporcionar oportunidades e incentivo para o treinamento do participante quanto à sua capacidade para a resolução de problemas e o desenvolvimento de um software em tempo limitado. Neste contexto, criam-se mecanismos para a classificação de tais habilidades, estimulando seu aperfeiçoamento.

A meta principal desta competição é promover a prática de programação de maneira integrada entre os alunos do curso Técnico Integrado em Informática.

Os objetivos do evento são:

• Estímulo – Proporcionar novos desafios aos estudantes, instigando-os a desenvolver ideias de soluções e aprimoramento.
  • Novos horizontes – Preparar e fomentar a participação em outras competições reconhecidas.
  • Desafios – Proposições que exigem raciocínio, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas.
  • União – Integrar pessoas e conhecimentos distintos para chegar às melhores soluções.

A equipe vencedora foi composta pelas alunas Stefani MullerLetícia Vargas e Raquel Kunz.

O evento teve o patrocínio de MK Informática que tem como proprietário o aluno do Curso de Ciência da Computação Maiel Kamphorst, que gentilmente presenteou a equipe.

Em segundo e terceiro lugares ficaram as equipes, respectivamente:

Agnes Krammes e Samuel;

João Víctor Alves, Alice e André Lourenço

Para maiores informações acesse: II Hackathon

O Hackathon é um evento desenvolvido pelos bolsistas do projeto EPIF:  Evelyn Thainá Prass Ruppenthal, Jeferson Seibel e Juliana Schneider, coordenado pelo professor Tiago Rios da Rocha e que teve apoio dos professores do Curso Técnico em Informática e Ciência da Computação.