Alunos do Curso Técnico em Informática e Ciência da Computação realizam Visita Técnica

20151117104236343tecnopuc

Alunos dos Cursos Integrado em Informática e Ciência da Computação e os professores Roger Lavarda, Luis Claudio Gubert, Tiago Rios da Rocha e Lisiane de Oliveira realizaram uma viagem a Porto Alegre para visitas técnicas na sexta-feira, 11 de dezembro. Durante o turno da manhã, a visita foi a TECNOSINOS, onde foram recebidos pela empresa CWI Software que, desde 1991, visa o desenvolvimento de soluções e sistemas de TI com base nas necessidades específicas de empresas de médio a grande porte em âmbito global. Sendo que possúi o selo CMMI nível 3, uma certificação que atribui qualidade aos processos e produtos desenvolvidos pela mesma. A empresa ainda conta com mais quatro unidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Caxias do Sul. Os alunos e professores foram gentilmente recebidos por Bruno Traçante (Líder Técnico) e sua equipe que forneceram informações sobre “bom profissional para área” e conhecimentos desejáveis para atuar no mercado. Como fechamento os alunos interessados em estágios puderam conversar com a equipe, degustaram um coffe break e visitaram os espaços da empresa. Na sequência, os alunos puderam conversar com Ana Cristina Balensiefer Simon, que trabalha na SAP Labs Latin America, que brevemente explanou o histórico da empresa e o programa de estágio que a mesma disponibiliza. A SAP está no centro da revolução tecnológica atual. Na condição de líder de mercado no ramo de softwares aplicativos empresariais, ela ajuda as organizações a enfrentarem os efeitos danosos da complexidade, além de gerar novas oportunidades de inovações e crescimento.

No turno da tarde, a visita foi ao TECNOPUC, com uma abordagem mais centrada no aspecto do Empreendedorismo, foram a RAIAR – Incubadora de Empresas que tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade PUCRS. Por meio do Programa de Incubação e do Startup Garagem, a Raiar apoia projetos de negócio, dando suporte em assessorias e infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuar no mercado. Na ocasião conversaram com Arthur De Franceschi, um dos fundadores da Goga Tecnologia que atua na área de realidade aumentada e tem como principais produtos os dispositivos holográficos para tablets que permitem maior interação com os usuários, a dupla Holodraw e Holobook, que podem ser utilizados para educação e entretenimento, e vitrines holográficas.

Segundo a professora Lisiane: “A visita foi extremamente interessante pela aproximação dos alunos com o mundo do trabalho e principalmente para ressaltar que o que está sendo trabalhado no IFRS está em acordo com as necessidades dos profissionais do mercado atual, bem como uma possibilidade de mostrar aos alunos o quanto essa profissão é fundamental para as necessidades da atualidade e o que esses devem buscar para se tornarem mais aptos para gerar transformações positivas e influenciar as relações sociais, comerciais e no mundo dos negócios.”