I Semana Acadêmica da Ciência da Computação

Curso de Ciência da Computação do IFRS câmpus Ibirubá realiza a 1ª Semana Acadêmica

Entre os dias 06 e 10 de Dezembro, no IFRS câmpus Ibirubá foi realiza a 1ª Semana Acadêmica do curso Superior Bacharelado em Ciência da Computação. Esse curso é uma nova oportunidade de formação disponibilizada a partir de 2015 pela instituição, de forma gratuíta a comunidade regional. A programação do evento foi composta por palestras, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos. As palestras foram:

Cultura Hacker: Chave para o Sucesso, ministrada por Ricardo Ogliari, que possui mais de 320 publicações entre palestras, workshops e artigos em revistas e sites especializados. Co-autor do livro “Android: do Básico ao Avançado”. Um dos 10 nomes do open-hardware no Brasil em 2013, indicado pela revista iMasters.

Startups e Incubadoras: desafios do empreendedorismo inovador ministrada por Anderson Yanzer que foi gerente de uma Incubadora Tecnológica da ULBRA e trabalhou na implantação de uma rede inovação. Atualmente trabalha no projeto de implantação de habitats de inovação no IFRS e atua junto a Pró Reitoria de Pesquisa dessa instituição.

Os minicursos desenvolvidos foram Processamento de Imagens Digitais com OpenCV,Introdução ao Desenvolvimento de Jogos 3D com Unity e Introdução a construção de Interfaces gráficas com JavaFx respectivamente ministrados por Elison Lins,
Jason Scalco Piloti e Gustavo Paulus.

Na semana também ocorreu o III Hackathon, que é um evento que objetiva proporcionar oportunidades e incentivo para o treinamento do participante quanto à sua capacidade para a resolução de problemas e o desenvolvimento de um software em tempo limitado. Neste contexto, criam-se mecanismos para a classificação de tais habilidades, estimulando seu aperfeiçoamento. A meta principal desta competição é promover a prática de programação de maneira integrada entre os alunos do curso Técnico Integrado em Informática e Bacharelado em Ciência da Computação. Nessa ocasião os alunos da Ciência da Computação Vitor Hugo Grenzel, Mathias Wiedemann e Ismael Woltmann venceram a competição.

Como encerramento aconteceu o Fórum do Grupo GTI Sul, que trouxe a Ibirubá gestores de TI do Sul do Brasil. O GTISUL é formado por gestores de departamentos de Tecnologia da Informação de empresas localizadas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com a realização de reuniões mensais, o Grupo debate assuntos de interesse coletivo dos membros através de palestras e rodadas de negócio com fornecedores de todo o Brasil que expõem seus produtos e serviços.