Projetos

Título: COMPETE: Fortalecendo a Permanência e Habilidades em Computação Através de Competições de Programação
Tipo: Ensino
Descrição: O uso de competições em ambientes de aprendizagem pode trazer várias vantagens para os alunos, como, por exemplo, torná-los participantes mais ativos em vez de meros observadores. Eles são incentivados a resolver problemas, tomar decisões e reagir aos resultados. A incorporação de jogos permite alcançar diversos objetivos pedagógicos, tais como melhorar a cognição, a afetividade, a socialização, a motivação e a criatividade. Alunos de Computação, tanto em níveis técnicos quanto superiores, frequentemente enfrentam dificuldades no aprendizado de algoritmos e programação, resultando em altas taxas de reprovação e obstáculos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste projeto é facilitar a participação dos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Técnico Integrado em Informática em competições de programação. O projeto busca possibilitar que os alunos participem das principais competições nacionais, para isso, será desenvolvida uma competição interna no âmbito do campus. Através deste projeto, busca-se estimular o aprofundamento teórico-científico dos alunos em relação a algoritmos, programação e lógica computacional, fornecendo ao mesmo tempo uma plataforma para a integração entre os estudantes dos dois cursos e a promoção da socialização. O resultado esperado é que os alunos encontrem um estímulo adicional para se dedicarem ao estudo desses temas e que o ambiente de competição e colaboração os ajude a superar desafios acadêmicos.
Equipe:

Tiago Rios da Rocha – Coordenador
Joaquim Rossolen Debiasi – Bolsista

Título: Desenvolvimento de um Jogo 2D no Contexto do Projeto Integrador do Curso Técnico em Informática Integrado
Tipo: Ensino
Descrição: O Projeto Integrador é uma atividade interdisciplinar proposta aos alunos do Curso Técnico Integrado em Informática. O principal foco do projeto é propiciar aos alunos um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos através dos conteúdos ministrados em sala de aula. Além disso, visa desenvolver nos alunos as competências requeridas aos Técnicos em Informática, uma vez que os mesmos serão estimulados a compreender a relação entre a teoria e a prática, bem como, reconhecer a interdisciplinaridade, ao romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada. Ainda, o projeto objetiva tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interessante, real e significativo para os alunos, englobando conteúdos e conceitos essenciais à compreensão da realidade social em geral e no mundo do trabalho a partir da metodologia pedagógica de desenvolvimento de projetos. Dessa forma, o projeto integrador visa promover a valorização das pesquisas individuais e coletivas. Neste contexto, um grupo de alunos do curso desenvolverá um jogo 2D que incorporará, em seu enredo, temas relacionados aos conteúdos do Ensino Médio. A proposta visa integrar conhecimentos das áreas de Informática e das disciplinas curriculares do Ensino Médio, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interdisciplinar. O projeto será executado durante o Projeto Integrador do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, envolvendo os alunos na criação de um produto digital educativo. O presente projeto proporcionará uma experiência de aprendizado rica e diversificada, unindo teoria e prática de maneira inovadora e motivadora para os alunos.
Equipe:

Roger Luis Hoff Lavarda – Coordenador
Participantes do Projeto Integrador – Bolsistas

Título: Leia Mais LiteraturaS: indo além do cânone
Tipo: Extensão
Descrição: O projeto tem como foco a leitura e a divulgação de obras literárias que, prioritariamente, extrapolem o cânone literário, buscando conhecer autoras e autores menos conhecidas, observando a literatura produzida por mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIAP+, pessoas indígenas e outras literaturas consideradas marginais.Entretanto, o projeto visa a leitura literária em sentido amplo, o que significa que eventualmente se abordará também obras mais canônicas.

Equipe:

Silvani Lopes Lima – Coordenador

Vanessa Soares de Castro – Colaborador
Helena Pastório Dambrós – Bolsista

Isabeli Copini, Naihara Paz Azevedo dos Santos, Pedro Nogueira Antonelo – Participantes do Projeto Integrador 

Título: Modelo Computacional Inteligente de suporte ao autocuidado assistido em Pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2.
Tipo: Pesquisa
Descrição: A incidência do Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) tem aumentado significativamente nos últimos anos, se destacando como uma causa significativa de morbidade e mortalidade. Atualmente o sistema público de gerenciamento da doenças se concentra na identificação de uma doença e seus métodos curáveis. Essa abordagem não é adequada para pacientes com DM2, pois a doença é crônica e a abordagem deve se preocupar com o longo curso da doença e com todos os envolvidos no seu acompanhamento (o paciente, o serviço de atenção primária, médicos e hospitais). Neste sentido, a evolução dos dispositivos portáteis e sensores, e o aumento do uso do registro eletrônico de saúde, contribuem para o aumento do volume de dados que podem ser utilizados para acompanhamento, melhoria e individualização do tratamento. Por outro lado, a grande disponibilidade de dados para cada paciente torna desafiador o processo de análise pelos serviços de saúde. Tal fato, impulsiona a utilização de técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para extrair conhecimento que possa ser utilizado como suporte às decisões dos profissionais de saúde. Tendo em vista que cuidados de doenças crônicas são de longo curso e exigem um acompanhamento contínuo, propomos como contribuição deste trabalho o desenvolvimento de uma arquitetura computacional que, baseada nos dados coletados por sensores e dados do registro eletrônico de saúde do paciente, utilize o aprendizado de máquina para encontrar padrões individualizados do curso da doença. Pretende-se com isso, detectar precocemente o surgimento de comorbidades e o consequente declínio da saúde do paciente.
Equipe:

  • Luis Claudio Gubert – Coordenador
  • Cecília Pithan Zardin – Bolsista
  • Ana Paula de Almeida – Colaborador
  • Lisiane Cezar de Oliveira – Colaborador
  • Roger Luis Hoff Lavarda – Colaborador
  • Giovanna Mariotti Moreira – Colaborador Externo

Título: Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para promover o Pensamento Computacional para estudantes em processo de alfabetização digital
Tipo: Pesquisa
Descrição: Este projeto visa desenvolver e avaliar um jogo digital educacional para promover o Pensamento Computacional para adolescentes com deficiência intelectual e crianças dos anos iniciais do ensino fundamental com o propósito de aperfeiçoar habilidades cognitivas, lógicas e computacionais por meio de atividades lúdicas. Os usuários interagem com o jogo por meio de ações no mundo real (movimentos e fala) que são reconhecidas pelo software por meio de técnicas de inteligência artificial e processamento de imagens. Este projeto é mais do que uma resposta a uma demanda educacional urgente. É uma oportunidade significativa de promover a inclusão digital, desenvolver habilidades de Pensamento Computacional e empoderar crianças e adolescentes para uma participação plena na sociedade digital. Além de beneficiar diretamente os estudantes envolvidos, o projeto tem um alcance mais amplo, contribuindo para o avanço do desenvolvimento educacional, econômico e tecnológico.
Equipe:

Edimar Manica – Coordenador
Iago Ivanir Dalmolin – Bolsista

Título: Preparando estudantes do ensino médio para os desafios do século XXI: Desenvolvendo habilidades de pensamento computacional
Tipo: Extensão
Descrição: Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional, resolução de problemas e criatividade dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Menino Deus, localizada em Quinze de Novembro, Rio Grande do Sul. A razão por trás da execução deste projeto é a crescente necessidade de habilidades de pensamento computacional no mundo atual, que não se limitam à tecnologia, mas são cruciais em uma variedade de áreas e essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. No entanto, muitos estudantes não têm acesso às oportunidades adequadas para desenvolver essas habilidades, criando uma lacuna educacional significativa. Portanto, este projeto é justificado pela necessidade de preencher essa lacuna, garantindo que todos os estudantes da escola tenham igualdade de oportunidades de desenvolver habilidades essenciais para o século XXI. Além disso, ele visa estimular o interesse dos estudantes pela tecnologia e inovação, promovendo uma comunidade escolar mais informada e preparada para enfrentar desafios locais e globais. A metodologia envolve um diagnóstico inicial, o compartilhamento de saberes entre a equipe de execução e o público-alvo, abordagens desplugadas em sala de aula e plugadas em laboratório de informática, além de avaliações regulares e coleta de feedback dos estudantes e professores. O projeto se adapta ao currículo escolar, promove a aprendizagem baseada em projetos e é flexível para atender às necessidades específicas da comunidade escolar. Os resultados esperados incluem estudantes mais proficientes em pensamento computacional, melhoria no desempenho acadêmico, aumento do interesse pela tecnologia, participação ativa na comunidade escolar e a formação de uma força de trabalho mais qualificada e diversificada. Em síntese, este projeto é uma resposta à necessidade de preparar os estudantes da escola para um mundo digital em constante evolução. Ele promove a igualdade de oportunidades, estimula o interesse pela tecnologia e inovação e contribui para o desenvolvimento da comunidade local e da sociedade como um todo. Por meio de uma metodologia flexível e abrangente, o projeto visa alcançar resultados significativos que moldarão o futuro dos estudantes e da região onde vivem.
Equipe:

Edimar Manica – Coordenador

José Bolivar Gomes Grego – Bolsista

Yasmin Dos Reis –  Bolsista

Título: Construindo os alicerces para um futuro digital: desenvolvimento do pensamento computacional nas séries iniciais.
Tipo: Extensão
Descrição: Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional, resolução de problemas e criatividade dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Menino Deus, localizada em Quinze de Novembro, Rio Grande do Sul. A razão por trás da execução deste projeto é a crescente necessidade de habilidades de pensamento computacional no mundo atual, que não se limitam à tecnologia, mas são cruciais em uma variedade de áreas e essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. No entanto, muitos estudantes não têm acesso às oportunidades adequadas para desenvolver essas habilidades desde tenra idade, criando uma lacuna educacional significativa. Portanto, este projeto é justificado pela necessidade de preencher essa lacuna, garantindo que todos os estudantes da escola tenham igualdade de oportunidades de desenvolver habilidades essenciais para o século XXI. Além disso, ele visa estimular o interesse dos estudantes pela tecnologia e inovação, promovendo uma comunidade escolar mais informada e preparada para enfrentar desafios locais e globais. A metodologia envolve um diagnóstico inicial, o compartilhamento de saberes entre a equipe de execução e o público-alvo, abordagens desplugadas em sala de aula e plugadas no laboratório de informática, além de avaliações regulares e coleta de feedback dos estudantes, professores e pais. O projeto se adapta ao currículo escolar, promove a aprendizagem baseada em projetos e é flexível para atender às necessidades específicas da comunidade escolar. Os resultados esperados incluem estudantes mais proficientes em pensamento computacional, melhoria no desempenho acadêmico, aumento do interesse pela tecnologia, participação ativa na comunidade escolar e a formação de uma força de trabalho mais qualificada e diversificada. Em síntese, este projeto é uma resposta à necessidade de preparar os estudantes da escola para um mundo digital em constante evolução. Ele promove a igualdade de oportunidades, estimula o interesse pela tecnologia e inovação e contribui para o desenvolvimento da comunidade local e da sociedade como um todo. Por meio de uma metodologia flexível e abrangente, o projeto visa alcançar resultados significativos que moldarão o futuro dos estudantes e da região onde vivem. Destaca-se que uma versão deste projeto está em anexo no formato PDF para facilitar a leitura. Essa versão inclui os dados do projeto e as diretrizes da extensão.
Equipe:

Edimar Manica – Coordenador
Gabriel Ramires Berle – Bolsista

Joao Vitor Da Silva Lima – Bolsista

Eduardo Henrique Ildebrandt – Voluntário

Felipe Claas Pimentel – Voluntário

Guilherme Henrique Greff Campos – Voluntário

Enzo Borges De Almeida – Voluntário

Henrique Gabriel Paschoal Walendorff – Voluntário

Maria Eduarda Schneider Facco – Voluntário

Mariana Canova Moreira – Voluntário

Vinicius Eduardo Drum Procknow – Voluntário