Com o tema a “Computação & Interdisciplinaridade”,  o CSBC deverá reunir cerca de 1,5 mil participantes vindos de todo o País entre os dias 4 e 7 de julho, na Capital

Vivemos em uma era na qual tudo e todos estão conectados em busca de conhecimento e informação por meio da tecnologia, que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e permeia a maioria das atividades humanas. Todas estas conexões, os desafios e as perspectivas deste segmento serão debatidos no 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — principal evento da área no Brasil — realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os dias 4 e 7 de julho, o tema “Computação & Interdisciplinaridade” deverá reunir cerca de 1,5 mil participantes no Centro de Eventos da PUCRS  (Avenida Ipiranga, 6681 – Prédio 41), em Porto Alegre (RS).

A importância e a necessidade da tecnologia são incontestáveis nos dias de hoje, tanto é que inspiram cientistas a criar, desenvolver e aperfeiçoar ferramentas e dispositivos que nos acompanham a qualquer lugar e facilitam nossa vida. A Computação está presente e tem contribuído com diversas áreas do conhecimento como a Engenharia, o Direito, a Biologia e a Medicina. Por isso, a proposta do evento é debater a interdisciplinaridade desta imensa rede na qual todos estão inseridos e que permite o acesso à informação e à comunicação em múltiplos formatos nas mais diversas áreas. Serão 33 eventos  para discutir temas relacionados com o futuro da Computação no Brasil e como este segmento se interconecta com diversas atividades da sociedade. O CSBC contará com a  participação das comunidades científica, acadêmica e profissional do setor, além de empresas como a Dell, EMC2, GE, ADP, DBServer, Kobe, entre outras.

Para o coordenador-geral do CSBC, Avelino Zorzo, professor da PUCRS com pós-doutorado na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University, este é o principal evento da área no Brasil e uma excelente oportunidade para a sociedade discutir a influência da Computação no dia a dia das pessoas. “Serão 1,5 mil pessoas de 25 estados brasileiros debatendo Computação durante quatro dias, e uma excelente oportunidade para melhorar a rede de relacionamento de quem estiver presente”, destaca.

As atividades nos eventos incluem palestras, debates, workshops, com pesquisadores e empresas de peso no cenário nacional e internacional. A diversidade dos temas que serão debatidos é o ponto alto do evento, tais como: empreendedorismo, inovação e criatividade, mulheres na tecnologia, perfil do profissional de TI, Big Data, novas tecnologias na Medicina, segurança da informação, entre outros. Além disso, serão realizados minicursos sobre Computação Urbana, Cidades Inteligentes, Agentes Inteligentes Conversacionais, Interface Cérebro-Computador e Teoria da Computação, com professores da UFMG, UFRGS, USP, Unicamp, UCS, UFPE e UFRJ.

Programação — O evento Women in Technology (WIT), voltado exclusivamente para discutir as questões de gênero na área de computação, figura entre os destaques da programação. A atividade vai apresentar histórias de sucesso, políticas de incentivo, formas de engajamento e ações a fim de atrair jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à Computação. A Fail.Con, conferência mundial para empreendedores, investidores, desenvolvedores e designers estudarem as suas falhas e se prepararem para o sucesso,  também integra o roteiro do CSBC.

A questão da governança na Internet, na qual o Marco Civil tem papel fundamental, receberá atenção especial com a participação dos palestrantes do Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getschko, o ex-diretor do ICANN (responsável pelos nomes dos endereços na Internet no mundo), Fadi Chehadé, e o gerente-geral para as diferentes funções da governança da Internet na América Latina e Caribe, Andres Piazza.

A  palestra, durante o Workshop de Ensino de Computação (WEI), do professor Jeffrey Forbes, da Universidade de Duke (EUA), em que será discutido o programa “Ciência da Computação para Todos”, é outro atrativo do evento. Este programa é um esforço dos EUA, anunciado pelo Escritório de Políticas de Ciência e Tecnologia (OSTP), e coordenado pela Fundação Nacional de Ciências (NSF) e pelo Departamento de Educação dos EUA, para democratizar o ensino da computação.

Para conferir a programação completa ou fazer as inscrições — disponíveis até o dia do evento —, é só acessar o link: http://www.csbc2016.com.br

Concurso CTD e visitas guiadas – Também está prevista a realização do XXIX Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do CSBC que reúne as principais teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Computação no Brasil, e é um dos prêmios mais valorizados desta área acadêmica no País. Visitas guiadas com as empresas pelo TECNOPUC (Parque Tecnológico) fazem parte das atividades.

Link: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação discute o futuro do segmento no Brasil